quinta-feira, 24 de maio de 2012

Apresentação - Taylane

            Tenho que confessar que fazer “merchandising” sobre mim não é tarefa fácil, não porque tenha um CV vasto, esse não é o caso. Mas porque como geminiana não gosto de falar sobre mim, mas vou tentar... J
            Meu nome é Taylane Fragoso de Freitas, tenho 21 anos, curso Nutrição na Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé. Atualmente participo de dois projetos de pesquisa e extensão que versam sobre divulgação em ciência, o projeto Construindo Pontes, coordenado pela Profa. Uliana Pontes, que correlaciona divulgação científica e gestão em saúde, e o Projeto Ciênica, coordenado pelo Prof. Leonardo Moreira, que faz um link entre divulgação científica e teatro, utilizando uma linguagem simples e não pragmática sobre ciência para alunos do ensino fundamental.
            Por ser uma pessoa comunicativa e crítica, identifiquei-me com os projetos, nos quais tanto contribuo quanto me beneficio das discussões e atividades. Além disso, acredito que no Brasil a ciência ainda é um tema que precisa ser desmistificado para leigos e afins. Com relação à produção científica, os resultados ainda são manipulados, principalmente pela imprensa, e estamos trabalhando nos projetos para que gestores, acadêmicos, profissionais de saúde e alunos de ensino fundamental estejam protegidos das divulgações de falácias científicas.
 "Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido" (MALCOM X).
Taylane Fragoso

Apresentação do Projeto

         O Projeto Ciênica nasceu em abril desse ano, pela iniciativa do Prof. Leonardo Maciel Moreira, professor assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, e outros colaboradores. O Projeto de Extensão “Ciênica” trabalha com a aproximação entre o discurso científico e o teatro, utilizando uma linguagem informal/interpretativa, e por isso mais acessível, para que alunos do ensino fundamental da cidade de Macaé (RJ) desmistifiquem a ciência, concebendo-a também como forma de expressão.
        Como a ciência no Brasil foi estereotipada encontramos comumente alunos que demonstram desinteresse ou visão distorcida da ciência, como algo que amarra, prende, contrariando as artes, que libertam e expressam subjetividade, relativismo; sendo assim, o objetivo do Projeto é construir um espetáculo teatral com a temática Ciência para ser apresentado a alunos do ensino fundamental de escolas em Macaé, promovendo enculturação científica e artística.
         Hoje o projeto conta com a participação de oito professores da universidade: Leonardo Moreira, Uliana Pontes, Leila Brito Bergold, Ana Eliza Port Lourenço, Christine Ruta, Clarissa de Arruda Nicolaiewsky, Juliana Milanez, Teo Bueno de Abreu; e com sete alunos de graduação: Cenira Alves Lucas, Emiliana Galote de Oliveira, Gabriel Fochudo,  Hugo de Lira Bulhões, Taylane Fragoso de Freitas, Fabrício Reider, Marcos Antônio Lopes. 
        O objetivo desse blog é criar um canal para a comunicação entre o Projeto, alunos de ensino fundamental e demais interessados pelo tema, contribuindo também com o objetivo central do Projeto, que é a enculturação científica e artística.