sexta-feira, 31 de agosto de 2012

1, 2, 3, 4, 5...


Só em começar a ler o título você já liberou alguns radicais livres. Radicais livres esses que são principal fator do seu envelhecimento. Ao respirarmos uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres. Melhor prenderem a respiração, desta forma não liberarão radicais livres, mas prendendo a respiração morreremos ainda mais rápido. A única certeza que temos ao nascer é que temos um “prazo de validade”, mas esse prazo cresce ou diminui mediante as escolhas que fazemos.
 No nosso organismo, esses radicais são produzidos pelas células durante o processo de combustão por oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Radicais livres são espécies que apresentam elétrons desemparelhados e, portanto, são altamente reativos, podendo inclusive reagir entre si, para formar uma molécula com todos os elétrons emparelhados. Por possuir elétrons desemparelhados, os radicais livres são muito reativos, assim eles danificam as células num processo natural e continuo, porém esse envelhecimento celular pode ser minimizado com a ajuda dos antioxidantes. Antioxidantes são moléculas capazes de inibir a reação do radical livre e de outras moléculas, que é uma reação química que envolve a transferência de elétrons de uma substância para um agente oxidante chamada de oxidação. Os antioxidantes modificam os radicais livres tornando-os menos agressivos para as células.
 No entanto, não significa que os antioxidantes sejam uma fórmula para não envelhecermos, mas sim, um auxiliar para um envelhecimento não acelerado. Uma dica de alimentos que possuem substâncias antioxidantes é a cenoura, a batata doce, o mamão papaia e outros alimentos com tom amarelo/laranja forte, pois possuem betacaroteno, um excelente antioxidante.

Att Marcos Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário