domingo, 5 de agosto de 2012

O Teatro Como Estratégia da Ciência

Olá,
Quero destacar uma definição que julguei interessante no artigo apresentado por mim nas reuniões de equipe do projeto: “O Teatro Como Estratégia da Ciência”, dos autores Nayara Brito, Ana Paula Bispo da Silva e Alessandro Frederico da Silveira. 
O artigo traz a diferença entre comunicar x divulgar ciência, onde define divulgar como sendo a ação de tornar público”, em que  não há troca de informações. É uma via de mão única onde a fonte emissora assume o papel romantizado de detentora (total) do conhecimento.  E Comunicar como,  ação de tornar comum”, que refere-se ao processo de compartilhar um mesmo objeto de consciência.
            De um modo mais simples, é o que fazemos ao assistir um telejornal, o jornalista quando passa uma informação, ele é um divulgador. Ele está divulgando a notícia, é o que ele falar e pronto, não tem como discordar dele. E no caso da comunicação, há uma interação, há um questionamento, como costumamos dizer, podemos comparar os resultados para juntos chegarmos a um denominador comum.

Hugo Lira Bulhões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário