segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Processo Educativo


Quero destacar no artigo Arte e ciência(A popularização do conhecimento) um trecho que achei bastante interessante que fala sobre a descoberta da Ciência no processo educativo.

Uma das maiores recompensas do meu trabalho tem sido aprender, tentando ensinar. E uma das maiores
alegrias é quando escrevo por sugestão do leitor, o que não é raro, mesmo quando a pergunta está longe de
minha imediata cogitação; isso me obriga a enveredar por um caminho novo, fazer meu aprendizado e transformá-lo depois em ensinamento. A divulgação envolve, para mim, dois dos maiores prazeres dessa vida: aprender e repartir. (In MASSARANI, 2002:77)
A declaração acima é do médico e maior divulgador científico brasileiro, José Reis. É fato que,
como ele, muitas pessoas aprendem sem a intenção de aprender, e isso as tornam mais bem
informadas, e com uma formação sólida. A Educação está presente de diversas formas, e algumas
vezes camuflada. Por isso, nem sempre se percebe a sua presença em determinadas ocasiões:
A educação com reconhecimento oficial, oferecida nas escolas em cursos com níveis, graus, programas, currículos e diplomas, costuma ser chamada de educação formal. É uma instituição muito antiga, cuja origem está ligada ao desenvolvimento de nossa civilização e ao acervo de conhecimentos por ela gerados. (GASPAR, 2002:171).
Mas, como sabemos, o aprendizado é algo que depende de cada um. Logo, um indivíduo irá aprender mais ou menos de acordo com seu interesse. Muitas coisas são absorvidas de maneira mais sutil, ou seja, sem um ambiente que represente um processo educativo, ao que chamamos de educação informal. Como uma aula dentro de um museu falando de um momento histórico, no jardim explicando os processos da fotossíntese...ou mesmo no teatro, o que pode ser muito produtivo e divertido.

Emiliana Galote

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