domingo, 22 de julho de 2012

Arte e Ciência no palco

Olá!
Vou falar um pouco do texto: "Arte e ciência no palco", em que Luisa Massarani e Carla Almeida entrevistam o ator Carlos Palma. 
"Nesta entrevista sobre a ciência no teatro, o ator Carlos Palma relata sua experiência à frente do projeto “Arte e Ciência no Palco”, que, desde 1998, monta peças cujo mote principal são temas ligados à ciência. Ele conta como surgiu a idéia e formou uma equipe para viabilizá-la, e qual o critério para a escolha das peças que monta com o grupo. Fala das dificuldades enfrentadas ao trabalhar temas científicos em um país onde não há dramaturgia disponível sobre o assunto e analisa a resposta do público às suas peças. Palma apresenta ainda reflexões sobre o teatro como ferramenta de divulgação científica." 
O texto é muito interessante e motivador, pois interage com um dos pioneiros que juntou arte e ciência no teatro e mostra dificuldades e dá algumas dicas para se realizar este feito. Pela visão do ator, nos mostra o quanto é importante o tema abordado na peça, o diálogo com os professores, a realização de pesquisas nesta área, o empenho dos atores em realizar uma boa apresentação, uma linguagem que possa ser entendida, realizar uma apresentação em que o público possa ter capturado a ideia a ser passada, na criação de um grupo de estudo para discutir e estudar os temas e termos científicos na teoria para ter propriedade e não falar besteira durante a peça, a divulgação muito carente em nosso país atualmente. 

Um trecho da entrevista:
"Você já disse em outras entrevistas que não gostava de ciência quando era criança. Como você passou a se interessar por essa área?
É verdade, eu não dava a menor bola para a ciência. Só fui me interessar por ela com Einstein [peça de Gabriel Emanuel]. Isso foi em 1995, quando assisti ao espetáculo no Chile. Fiquei muito entusiasmado com o que vi. Dois anos depois, compramos os direitos autorais da peça. Com o texto na mão é que fui ver o que Einstein queria dizer com isto e aquilo, foi aí que comecei a ler e a pesquisar aquilo que eu devia ter aprendidoGabriel na escola."
"A arte tem esse dom de provocar, de despertar as pessoas, algo mais que o seu dia-a-dia lhe oferece."
Talvez alguém que seja desinteressado por ciência, assista à uma peça de teatro sobre ciência e se interesse. 
Quem sabe? E você quem não gosta de Ciência, topa vir assistir à uma peça conosco e ver se muda de ideia ...

Gabriel Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário