sexta-feira, 20 de julho de 2012

FORMOL

Sabemos que este produto químico (formaldeído) é muito importante na areá de laboratórios e hospitais, pois serve para conservação de corpos. No centro cirúrgico, as peças de biópsias são retiradas e colocadas nesta solução, que depois de etiquetadas são enviadas para o laboratório. Mas, o formol não só serve para o departamento de saúde, como também é utilizado na fabricação de móveis, tintas, vidros e outros.
Apesar de solucionar muitos problemas, traz consigo o comprovado prejuízo à saúde, por ser tóxico quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele, via intra venenosa, intra peritoneal ou subcutânea, sendo cada vez mais comprovado seu potencial cancerígeno. Não sabemos os mecanismos pelos quais ele provoca o câncer, mas é importante que o local em que este seja manipulado ou armazenado, se mantenha ventilado, medidas preventivas sejam estabelecidas  e  que haja uma redução de seu uso.
Porém, grandes descobertas foram feitas através de espécies conservadas nesta solução, a fim de se obter resultados em pesquisas cada vez mais eficazes que contribuam com os avanços da tecnologia.
Logo, seria possível conservar peças de pesquisas de variáveis tempos se não houvesse o formol? Será que teríamos os conhecimentos na pesquisa que possuímos hoje? E o que seria da anatomia? Poderíamos estudar o corpo humano em profundidade e realizar  cirurgias de alto risco sem esse conhecimento?

Emiliana Galote

Nenhum comentário:

Postar um comentário