segunda-feira, 11 de junho de 2012

Avaliando o nosso público alvo

Nessa parte do blog, falaremos um pouco sobre cada frente de trabalho que o Projeto Ciênica pretende atuar. Dividimos os alunos em grupos e cada grupo foi responsável por uma parte especifica na construção do projeto. Começaremos, então, a destrinchar o Projeto Ciência.
O que poderíamos dizer sobre um projeto cujo objetivo é a divulgação da cultura cientifica? Cultura cientifica essa que se distancia tanto do senso comum. Adultos e crianças que não fazem parte do meio acadêmico já possuem ideias e conceitos distorcidos sobre cientistas e ciência.
 Os cientistas são vistos comumente como egoístas, vaidosos, gênios solitários, adjetivos um tanto depreciativos, e sempre vêm acompanhando pessoas que estudam para melhorar a vida da sociedade. Começa aqui a primeira frente de trabalho do Ciênica: analisar a concepção de alunos do ensino fundamental da cidade de Macaé (RJ) sobre ciência. O projeto possui um interesse em analisar imparcialmente esse conhecimento já existente e atuar diretamente na situação problema.
A parte que eu atuo no projeto analisa esses preconceitos sobre ciência e cientistas, através de um questionário criado com base nos artigos estudados. Desta forma, teremos uma maior compreensão sobre o nosso público alvo, e com isso formaremos novas ideias que incidam diretamente na questão que o projeto tenta atuar, ou seja, na construção do espetáculo com temática científica.
Essas questões envolvem o crescimento da cultura cientifica. Acreditamos que temos que estudar o nosso publico alvo para que possamos oferecer algo que coincida com o seu cotidiano e, dessa forma, seja mais eficiente no entendimento da cultura cientifica.
 O projeto vem com objetivo de ascensão da cultura científica, de instigar essa cultura e desmistificar conceitos e adjetivos antes citados no texto, trazer o público junto a um grupo que antes era elitista e mostrar o quanto a ciência é importante na construção da sociedade, não apenas em criar novas tecnologias, mas preocupando-se com o futuro e com novas formas de ensinar, de comunicar. Não somente em tornar público, mas que o público entenda o nosso trabalho.

Marcos Antonio Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário