segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fleming e a penicilina

             E se usássemos quadrados ao invés de círculos como pneus dos carros? E se ao comer batata frita, emagrecêssemos ao invés de engordar? E se o seu time fizesse o gol no último minuto do campeonato? Muitas coisas poderiam ser diferentes. As invenções que descobrimos por acaso ou até mesmo com muito trabalho influenciam muito em nossas ações, em como levamos a vida. Assim começaremos a nossa história...
            A penicilina é um antibiótico derivado dos fungos, foi descoberta pelo médico e bacteriologista Alexander Fleming, sendo o primeiro antibiótico a ser usado com sucesso. Antibiótico é uma substância que tem capacidade de interagir com microorganismos unicelulares ou com seres pluricelulares que causam infeções no organismo. Os antibióticos são capazes de matar os microorganismos, ou inibir seu metabolismo e/ou sua reprodução, permitindo ao sistema imunológico combatê-los com maior eficácia.
            A descoberta da penicilina deu-se em condições muito peculiares, graças a uma sequência de acontecimentos imprevistos e surpreendentes. Dr. Fleming costumava, sempre que saía, colocar seus experimentos na geladeira. Um determinado dia, Fleming decidiu tirar férias e esqueceu-se de colocar seus experimentos na geladeira, deixando assim o experimento em sua bancada de trabalho. Voltando das férias, Fleming observou o aparecimento de mofo no experimento. Como era de rotina  levou-os para esterilização, sendo que nesse momento seu amigo de trabalho entra na sala  e pergunta: “como vai seu traballho?”. Fleming começa a explicar sobre o ocorrido e observa que em um determinado experimento, o mofo tinha agido como agente bactericida, ou seja, como um antibiótico.
            Agora imagine e comente como seria o desfecho dessa história ou a vida das crianças hoje sem o antibiótico, caso Fleming não tivesse tirado férias, se não tivesse deixado o experimento em cima da bancada, e se seu amigo não o indagasse sobre o experimento?

Marcos Antonio Lopes

Um comentário: