sábado, 16 de junho de 2012

Tipos de pesquisa

As pesquisas científicas podem ser classificadas, de forma simples, em :


Observacional


       São estudos realizados pelo observador, ou pesquisador, onde ele apenas observa a ocorrência dos eventos. Pode ser descritivo, quando apenas descreve os eventos ocorridos, ou analítico, quando testa as hipóteses ou estabelece associações, correlações ou inferências.
Sendo assim, uma pesquisa observacional é aquela na qual não é possível fazer experimentos controlados na área em estudo. Por exemplo, astronomia. Não é possível criar ou manipular estrelas ou galáxias, de maneira a observar o que ocorre.


A pesquisa observacional pode ser subdividida em 3 estudos:
- Transversal: Verificar se existe relação entre variáveis.
- Prospectivo: Os individuos são seguidos da causa para efeito.
- Retrospectivo: Os individuos são seguidos do efeito para causa.
Há também o estudo de caso e controle, em que são observados dois grupos: um de controle sem o repectivo problema e o de causa, que apresenta o problema em questão.


Experimental


       É o  melhor exemplo de pesquisa científica, porque  há um alto nível de controle, podendo-se isolar todas as estruturas de qualquer interferência do meio exterior, resultando em maior confiabilidade em seus resultados. Mesmo assim ela é flexível, podendo dar inúmeras respostas diferentes a problemas diferentes com um único experimento.


 Os 3 modelos de experimentos mais comuns, são:


-Apenas depois: são dois grupos homogêneos, o experimental e o de controle. Apenas o grupo experimental é estimulado, posteriormente, verificam-se as diferenças e variações entre os dois grupos, concluindo-se que a variação ocorre devido ao estímulo dado pelo pesquisador.
-Antes-depois: um único grupo que é submetido à análise inicial e depois a um determinado estímulo. Verifica-se a cada variação o efeito causado, concluindo se o efeito obtido altera ou não o grupo estudado.
-Antes-depois com 2 grupos: tanto o grupo de controle quanto o grupo experimental são observados antes do estímulo, logo, realiza-se o estímulo no grupo experimental, verificando-se a diferença entre o grupo experimental (estimulado) e o de controle (sem estímulo). A diferença entre os dois será a medida do estímulo aplicado.


       Apesar dos grupos poderem ser analisados em ambientes programados, é considerada tanto negativa quanto positiva. Positiva por possuir à maior confiabilidade já que a interferência do meio é praticamente nula, pois o observador tem autonomia sobre seu objeto de estudo; já a negativa, por ter sido tirado do  seu meio natural, as análises serão parciais e não aplicáveis, pois não se encontra em seu ambiente.

Referências bibliográficas

Postado por Emiliana Galote

Nenhum comentário:

Postar um comentário